Saiba mais / More info


O 9º EBDQUIM será realizado nos dias 09 e 10 de março de 2020, em São Paulo, no Hotel Pullman Vila Olímpia, com o tema: ASSOCIQUIM 60 ANOS - Distribuição – Sustentabilidade e Inovação.


The 9º EBDQUIM will be held on March 9 and 10, 2020, in São Paulo, at the Hotel Pullman Vila Olímpia, with the theme: ASSOCIQUIM 60 YEARS - Distribution - Sustainability and Innovation.


    Objetivos / Objectives

  • Promovido pela ASSOCIQUIM, o EBDQUIM acontece a cada dois anos com a finalidade de discutir tendências, desafios e expectativas do setor, analisando ainda iniciativas que poderão ser implementadas para superar barreiras e acelerar o crescimento dessa atividade.

  • Promoted by ASSOCIQUIM, the EBDQUIM takes place every two years in order to discuss trends, challenges and expectations in the sector, also analyzing initiatives that can be implemented to overcome barriers and accelerate the growth of this activity.

  • Fortalecido e consolidado como o único fórum de encontro, discussão e desenvolvimento dos distribuidores de produtos químicos e petroquímicos da América do Sul, o EBDQUIM reúne toda a cadeia produtiva – distribuidores – produtores – importadores – transportadores – para apresentação de tendências e desenvolvimento de networking.

  • Strengthened and consolidated as the only forum for discussion and development of distributors of chemical and petrochemical products in South America, the EBDQUIM brings together the entire productive chain - distributors - producers - importers - transporters – Industrial Consumers to present trends and develop networking.


    Público Alvo / Target Audience

    CEOs, Diretores, Gerentes e Superintendentes das áreas de logística, operações, distribuição, transporte, suprimentos, abastecimento, comercial, marketing, vendas, planejamento estratégico e executivos financeiros das empresas que formam a cadeia de produtos químicos: Produtores – Distribuidores – Transportadores – Consumidores Industriais.

    CEOs, Directors, Managers and Superintendents in the areas of logistics, operations, distribution, transportation, supplies, commercial, marketing, sales, strategic planning and financial executives involved in the chemicals and petrochemicals distribution.



Programação / Program



  • SEGUNDA-FEIRA - 09 DE MARÇO 2020, MONDAY - 9th MARCH 2020
  • TERÇA-FEIRA - 10 DE MARÇO 2020, TUESDAY - 10th MARCH 2020

13h00 – 14h00

  • Credenciamento / Registration

14h00 - 14h15

  • Abertura Solene: Rubens Medrano - Presidente da ASSOCIQUIM / SINCOQUIM

  • Opening Session: Rubens Medrano - President ASSOCIQUIM / SINCOQUIM

14h15 - 15h30

    Palestrante Solene - Economia / Keynote Speaker - Economics

  • José Roberto Mendonça de Barros

  • Perguntas e Respostas / Questions & Answers

15h30 - 15h50

    Coffee-break

15h50 - 18h30

    PAINEL: TEMAS REGULATÓRIOS NO CONCEITO DE EMPRESA DIGITAL

    PANEL: REGULATORY ISSUES IN THE DIGITAL BUSINESS ENVIRONMENT

15h50 – 16h20

    Patrícia Iglecias

  • Presidente da CETESB – Cia. Ambiental do Estado de São Paulo

  • President of CETESB - São Paulo Environmental Agency

16h20 – 16h50

    Aurélio Amaral

  • Diretor da ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis

  • Director of ANP - Brazilian Agency of Petroleum

16h50 – 17h20

    Peter Newport

  • Diretor Executivo da CBA – Chemical Business Association – UK

  • Chief Executive Officer of CBA - Chemical Business Association - UK

17h20 – 17h50

    Renata Milanese Sorbo

  • Diretora de Go to Market – BASF

  • Head of Go to Market - BASF

17h50 – 18h20

    Júlio Natalense

  • Líder de Sustentabilidade para a América Latina – DOW

  • Sustainability Leader – Latin America - DOW

18h20 – 18h30

    Perguntas e Respostas / Questions & Answers

18h30

    Coquetel / Cocktail Party

09h00 - 09h40

    Palestra Solene / Keynote Speaker - Digitalization of Chemical Distributors

  • Guenther Eberhard - Senior & Managing Partner - DistriConsult

09h40 - 13h00

    Painel: DISTRIBUIÇÃO NO MUNDO

    PANEL: GLOBALIZATION – DISTRIBUTION IN THE WORLD

    MODERATOR: Guenther Eberhard

09h40 - 10h10

    Robert Stuyt

  • Secretário Geral - ICTA – International Chemical Trade Association

  • Secretary General – ICTA – International Chemical Trade Association

10h10 - 10h40

    Guillermo Laborato

  • CEO América Latina Sul – Brenntag

  • CEO Latin America South - Brenntag

10h40 - 11h00

    Coffee-break

11h00 - 11h30

    Edgar Nordmann

  • Presidente - Georg Nordmann Holding

  • President - Georg Nordmann Holding

11h30 - 12h00

    Jorge Buckup

  • Presidente América Latina – Univar Solutions

  • President Latin America – Univar Solutions

12h00 - 12h30

    Nicolas Kaufmann

  • Diretor Geral – IMCD Brasil

  • Managing Director – IMCD Brazil

12h30 - 13h00

    Rodrigo Gutierrez

  • CEO da quantiQ / GTM Chemicals

  • CEO quantiQ – GTM Chemicals

13h00 - 13h15

    Perguntas & Respostas e Encerramento

    Questions & Answers and Closing Remarks

Programação sujeita a alterações / Program subject to changes

Download da Programação

Palestrantes / Speakers

Clique no nome para expandir o mini-currículo


José Roberto Mendonça de Barros

José Roberto Mendonça de Barros

Membro do Conselho Consultivo da Usinas Itamarati, do Scotiabank e da Associação Sociedade de Cultura Artística. Diretor Presidente da Fundação Adib Jatene. Articulista do O Estado de São Paulo. Colunista da Rádio BandNews FM.Em 2019, recebeu o prêmio Ney Bittencourt de Araújo – Personalidade do Agronegócio. Participou de vários Conselhos de Administração e Consultivo, tais como FEBRABAN, BM&F BOVESPA, Frigorífico Minerva, Banco Santander (Brasil), Grupo O Estado de São Paulo, Tecnisa e Pão de Açúcar.Desenvolveu e estruturou o Projeto do Novo Mercado para a BOVESPA. De 2001 a 2005 foi Membro do Comitê Estratégico da Companhia Vale do Rio Doce. Em 1998 recebeu o prêmio “Economista do Ano”. De 1995 a 1998 foi Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda. De 1967 a 2002 foi Professor de Economia na Universidade de São Paulo. Em 1978 fundou a MB Associados, empresa de consultoria econômica que atende aproximadamente 50 das maiores empresas e instituições financeiras brasileiras, especialmente no setor de agronegócio. Economista, com Doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1973) e Pós-Doutorado no Economic Growth Center, Yale University, USA (1973/1974). O último livro publicado foi “Crescer não é fácil”, em 2012.


Member of the Board of Usinas Itamarati, Scotiabank and the Society of Artistic Culture Association. CEO of the Adib Jatene Foundation. Columnist of The State of Sao Paulo Newspaper and of BandNews Radio. In 2019, he was awarded with the Ney Bittencourt de Araújo Prize as Agribusiness Personality. He was member of several Board of Directors and Advisory Boards, such as FEBRABAN, BM&F BOVESPA, Frigorifico Minerva, Banco Santander Brazil, O Estado de Sao Paulo Group, Tecnisa and Pão de Açúcar. He developed and structured the New Market Project for BOVESPA. From 2001 to 2005 he was a member of the Strategic Committee of Vale do Rio Doce. In 1998 he received the “Economist of the Year” award. From 1995 to 1998 he was Secretary of Economic Policy of the Ministry of Finance. From 1967 to 2002 he was Professor of Economics at the University of São Paulo. In 1978 he founded MB Associados, an economic consulting firm serving approximately 50 of the largest Brazilian companies and financial institutions. Economist, PhD in Economics from the University of São Paulo (1973) and Post Doctorate at the Economic Growth Center, Yale University, USA (1973/1974). The last book published was “Growing Up Isn't Easy” in 2012.

Patrícia Iglecias

Patrícia Iglecias

Diretora-Presidente da CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. Possui titulação de Livre-docência, Doutorado e Mestrado pela Universidade de São Paulo – USP. Graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em seu trajeto profissional, tem atuação como Superintendente de Gestão Ambiental e Professora Associada na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo desde 2009, com larga experiência na carreira acadêmica, em projetos de pesquisa, publicação de artigos em periódicos, livros publicados, participação e moderação de eventos e entrevistas entre outros. Foi Secretária de Estado do Meio Ambiente de São Paulo, no período de 2015 a 2016. Em suas premiações e títulos, recebeu o Destaque Sustentabilidade – WOCA 2018 – em tributo e reconhecimento pela carreira em prol da gestão ambiental e atuação no programa Cidades do Pacto Global da ONU, GCSM – Global Council of Sales Marketing.


President of CETESB – São Paulo Environmental Agency. She holds PhD and Master degree from the University of São Paulo - USP. Law degree from Mackenzie Presbyterian University. In her professional career, she has served as Environmental Superintendent and Associate Professor at the Law School of the University of São Paulo since 2009. She has extensive experience in academic career, research projects, publication of articles in journals, has published several books. Extensive experience as moderator of events and interviews. She held the position of Secretary of State for the Environment from São Paulo, from 2015 to 2016. She received the Award for Outstanding Sustainability - WOCA 2018 - in tribute and recognition for her career in favor of environmental management and acting in the Cities of the Global Compact program. UN, GCSM - Global Council of Sales Marketing.

Aurélio Cesar Nogueira Amaral

Aurélio Cesar Nogueira Amaral

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo, com MBA em Controladoria na Gestão Pública – USP/FIPECAFI – São Paulo, foi Assessor de Diretoria da ANP, Coordenador Geral do Escritório da ANP de São Paulo e Superintendente Adjunto de Fiscalização da ANP, onde foi Coordenador do Programa Gás Legal, Superintendente de Abastecimento e atualmente ocupa o cargo de Diretor da ANP.


Bachelor of Laws from the São Bernardo Law School, with MBA in Controllership in Public Management - USP / FIPECAFI - São Paulo. Throughout his career he held the positions of ANP Board of Directors Advisor, General Coordinator of the ANP Office in São Paulo and Deputy Superintendent of Inspection, where he was Coordinator of the Legal Gas Program, Supply Superintendent and currently holds the position of ANP Director.

Peter Newport

Peter Newport

Peter Newport é o CEO da UK Chemical Business Association, fundada em 1923, atualmente representando 100 distribuidores de produtos químicos e 22 prestadores de serviços de logística de produtos químicos. Ele gerencia uma equipe de 8 pessoas, fornecendo apoio legal, informações e outros serviços aos membros da CBA. Ele é palestrante regular em eventos internacionais sobre diversos assuntos, incluindo em dois eventos anteriores do EBDQUIM.


Peter Newport is the CEO of the UK Chemical Business Association formed in 1923 and currently representing 100 chemical distributors and 22 chemical Logistics service providers. He manages a team of 8 delivering UK and International advocacy, information and other services to the CBA membership. He is a regular speaker at international events on a range of subjects including at two previous EBDQUIM events.

Renata Milanese Sorbo

Renata Milanese

Renata Milanese Sorbo se graduou como Engenheira Química na Escola de Engenharia Maua, realizou mestrado em Administração de Empresas pela FGV e MBA em Business Administration na York University, Canada. Renata dispõe também de um certificado de CPIM - Certified in Production and Inventory Management pela APICS. Ingressou na BASF em 1999 como Trainee e, durante estes anos atuou em diversas posições na empresa, como Gerente Senior de Supply Chain e Customer Care para a America do Sul e desde 2017, assumiu a função de Head of Go to Market para a região.


Renata Milanese Sorbo graduated as a Chemical Engineer at Escola de Engenharia Maua, held a master's degree in Business Administration from FGV and an MBA in Business Administration from York University, Canada. Renata also has a CPIM certificate - Certified in Production and Inventory Management by APICS. She joined BASF in 1999 as a Trainee and, during these years, has worked in various positions in the Company. She held positions as Senior Supply Chain and Customer Care Manager for South America and since 2017, assumed the position of Head of Go to Market for the region.

Júlio Natalense

Júlio Natalense

Líder de Sustentabilidade para a Dow na América Latina. Trabalha próximo aos grupos de negócios da Dow para a implementação de estratégias ligadas às Metas de Sustentabilidade 2025, utilizando a sustentabilidade como direcionador de negócios. Atuou como Lider de Tecnologia e Sustentabilidade nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e implementou soluções inovadoras em projetos relacionados ao patrocínio da empresa aos Jogos Olímpicos. Desenvolveu uma carreira de 25 anos em pesquisa e desenvolvimento no Brasil e Estados Unidos, trabalhando em conjunto com os principais clientes para óxido de propileno, propileno glicol e polímeros em emulsão. Foi também membro do time de liderança do negócio de látex para as Américas. Os projetos atuais dele priorizam a economia circular, redução de emissões e segurança de produtos. Ele participa também da Parceria Global de Mitigação de Carbono com o Comitê Olímpico Internacional, e da implantação da Dow Sustanability Academy em cooperação com a Universidade de São Paulo para o engajamento de funcionários, clientes e demais stakeholders.


Sustainability Leader for Dow in Latin America. He works closely with Dow's business groups to implement strategies linked to the 2025 Sustainability Goals, using sustainability as a business driver. He served as Technology and Sustainability Leader at the Rio 2016 Olympic and Paralympic Games and implemented innovative solutions in projects related to the company's sponsorship of the Olympic Games. He has developed a 25-year research and development career in Brazil and the United States, working closely with leading customers for propylene oxide, propylene glycol and emulsion polymers. He was also a member of the leadership team of the latex business for the Americas. His current projects prioritize circular economy, emissions reduction and product safety. He also participates in the Global Carbon Mitigation Partnership with the International Olympic Committee, and in the implementation of the Dow Sustainability Academy in cooperation with the University of Sao Paulo to engage employees, customers and other stakeholders.

Guenther Eberhard

Guenther Eberhard

Diretor Geral da DistriConsult, uma boutique de assessoria e consultoria que fornece insights robustos e suporte em gerenciamento e questões de desenvolvimento estratégico para produtores e distribuidores de produtos químicos e polímeros. Engenheiro químico, Guenther tem mais de 30 anos de experiência em distribuição de produtos químicos e um profundo conhecimento da indústria, na perspectiva de fornecedores, distribuidores e formuladores / clientes. Anteriormente, trabalhou para a Dow Chemical, Von Roll, KPMG e para a Prochem (agora parte da Nordmann), onde ele ocupou várias posições em desenvolvimentos técnicos, planejamento estratégico, marketing, vendas e gerência geral. Guenther está sediado em Zurique, Suíça e trabalha com uma base global de clientes em projetos de desenvolvimento e implementação de estratégias, desenvolvimento de negócios e fusões e aquisições (M&A).


Managing Director at DistriConsult, an advisory and consultancy boutique that provides robust insights and hands-on support regarding channel management and strategy development issues to chemicals & polymers producers and distributors. A chemical engineer by training, Guenther has more than 30 years of experience in chemical distribution and an in-depth knowledge of the industry, from the perspective of suppliers, distributors and formulators / customers. Previous stations in his career were Dow Chemical, Von Roll, KPMG and Prochem (now part of Nordmann), were he held a number of technical development, strategic planning, marketing & sales and general management positions. Guenther is based in Zurich, Switzerland and works with a global client base on strategy development & implementation, business development and mergers & acquisition projects.

Robert Stuyt

Robert Stuyt

Desde setembro de 2017, Robert Stuyt ocupa o cargo de Secretário Geral do ICTA – Internationa Chemical Trade Association, associação global que representa os interesses do setor de distribuição de produtos químicos. Robert tem uma vasta experiência no campo da distribuição de produtos químicos e tem sido um defensor dos Programas Atuação Responsável / Distribuição Responsável e responsabilidade na cadeia de valor por décadas. Ele trabalha em uma ampla gama de tópicos, incluindo sustentabilidade, inovação, segurança química e capacitação. Robert combina seu trabalho para o ICTA com suas atividades como secretário geral da Associação Holandesa de Distribuidores de Produtos Químicos.

Além de trabalhar para o ICTA, Robert é sócio da Brabers, empresa holandesa de consultoria corporativa desde 1998 e, nessa qualidade, assessora empresas e associações industriais em mercados regulamentados.

Ele é formado em direito civil (Universidade de Leiden) e concluiu cursos de pós-graduação na Universidade de Columbia, em Nova York, e na London School of Economics.


Since September 2017 Robert Stuyt is Secretary General of ICTA, the official global association representing the interests of the chemical distribution industry. Robert has vast experience in the field of chemical distribution and has been a vocal advocate for the Responsible Care/ Responsible Distribution Programs and value chain responsibility for decades. He works on a wide range of topics, including sustainability, innovation, chemical safety and capacity building. Robert combines his work for ICTA with his activities as secretary general of the Dutch Association for Chemical Distributors.

Besides to his work for ICTA, Robert is a partner at the Dutch Corporate Counsel firm Brabers since 1998 and in that capacity advises individual companies and industry associations in regulated markets.

He holds a degree in civil law (Leiden University) and completed postgraduate courses at Columbia University in New York and the London School of Economics.

Edgar Nordmann

Edgar Nordmann

Principal acionista da Georg Nordmann Holding Aktiengesellschaft, Hamburgo, Alemanha. Desde 2016: Presidente do ICTA – International Chemical Trade Association. Desde 2014: Presidente Honorário da Fecc (European Association of Chemical Distributors). 2010-2014: Membro do Conselho e Presidente da Fecc. 2000-2004: Presidente Fecc.


Major shareholder of Georg Nordmann Holding Aktiengesellschaft, Hamburg, Germany. Since 2016: President of the ICTA - International Chemical Trade Association. Since 2014: Honorary President Fecc (European Association of Chemical Distributors). 2010-2014: Board Member and President Fecc. 2000-2004: President Fecc.

Jorge Buckup

Jorge Buckup

Ocupa o cargo de Presidente da Univar Solutions para América Latina. Ingressou na Univar em 2012 como Vice-Presidente de Finanças Brasil e, posteriormente, atuou como Vice-Presidente de Finanças para América Latina. Anteriormente, ocupou o cargo de CFO da joint venture Dow / Mitsui no Brasil e passou 18 anos em diversas funções na Dow Chemical nos grupos de Auditoria e Contabilidade, além de atuar como Líder Global de Business Finance para os negócios de Plásticos de Engenharia. Enquanto esteve na Dow, ele viveu e trabalhou em Michigan por oito anos e trabalhou localmente em vários projetos nos cinco continentes. Ele também atuou como membro do Comitê de Ética e Conformidade da Dow Chemical na América Latina. Jorge é bacharel em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e possui MBA em Administração de Empresas pela Universidade de Michigan. Ele também concluiu um programa de General Management na Universidade de Michigan.


Holds the position of President of Univar Solutions Latin America. Mr. Buckup joined Univar in 2012 as Vice President of Finances Brazil, and later served as Vice President of Finances Latin America. Prior to Univar, Mr. Buckup held the position of CFO for the joint venture Dow/Mitsui in Brazil. He previously spent 18 years in a variety of positions in Dow Chemical both in the Audit and the Accounting groups, as well as serving as the Business Finance Global Leader for the Engineering Plastics business. While at Dow, he lived and worked in Michigan for eight years and worked on-site with various projects on five continents. He also served as a member of the Ethics & Compliance Committee of Dow Chemical in Latin America. Mr. Buckup holds a bachelor’s degree in Business Administration from the Pontifical Catholic University of São Paulo, and a master’s degree in business administration from the University of Michigan. He has also completed a General Management program at the University of Michigan.

Nicolas Kaufmann

Nicolas Kaufmann

Graduado em Engenharia Industrial e possui mais de 15 anos de experiência em negócios e gestão internacional em segmentos B2B incluindo farmacêuticos, alimentícios e outras indústrias químicas. É uma pessoa multicultural: viveu e trabalhou na Alemanha, México e no Brasil. Após iniciar sua carreira na Gillette (atualmente P&G), trabalhou em diversos cargos de vendas e operações, além de assumir a liderança sênior na J. Rettenmaier & Sohne (JRS). Atualmente, ocupa a posição de Managing Director da IMCD Brasil.


Has a degree in Industrial Engineering and has over 15 years of international business and management experience in B2B segments including the pharmaceutical, food and other chemical industries. He is a multicultural person: he lived and worked in Germany, Mexico and Brazil. After starting his career at Gillette (currently P&G), he has held a variety of sales and operations positions and held senior leadership at J. Rettenmaier & Sohne (JRS). He currently holds the position of Managing Director of IMCD Brasil.

Rodrigo Gutierrez

Rodrigo Gutierrez

Formado em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (USP), Rodrigo Gutierrez tem longa experiência profissional em Vendas, Marketing e Business Development. Passou por empresas como Monsanto do Brasil, Bayer CropScience e ADAMA, onde recentemente esteve como VP da América do Norte. Ocupa agora o cargo de CEO da quantiQ/GTM Chemicals.


Graduated in Agronomic Engineering from the University of São Paulo (USP), Rodrigo Gutierrez has long professional experience in Sales, Marketing and Business Development. Previously, he worked for companies such as Monsanto do Brasil, Bayer CropScience and ADAMA, as VP of North America. He currently holds the position of CEO of quantiQ / GTM Chemicals.

Inscrição

Selecione abaixo uma opção e realize agora sua inscrição!


Importante

O VALOR DA INSCRIÇÃO PARA O 1º PARTICIPANTE DA EMPRESA É DE R$1.200,00.

O VALOR DA INSCRIÇÃO PARA O 2º E DEMAIS PARTICIPANTES DA MESMA EMPRESA É DE R$900,00 CADA PARTICIPANTE.

EVENTUAIS DIFERENÇAS SERÃO NOTIFICADAS E COBRADAS.


As inscrições poderão ser pagas com cartões de crédito, cartões de débito ou boleto bancário (VENCIMENTO PARA 2 DIAS ÚTEIS APÓS O PEDIDO – restrito para inscrições de pessoas físicas ou jurídicas sediadas no Brasil).

Important Notice

THE REGISTRATION FEE FOR THE FIRST PARTICIPANT OF THE COMPANY IS R$ 1,200.00.

THE REGISTRATION FEE FOR THE 2ND AND NEXT PARTICIPANTS OF THE SAME COMPANY IS R$ 900.00 FOR EACH PARTICIPANT.

ANY DIFFERENCES WILL BE NOTIFIED AND CHARGED.


Registrations may be paid with credit cards, debit cards or bank slip (due for 2 BUSINESS DAYS AFTER ORDER - restricted to registrations by individuals or companies based in Brazil).

AVISO: Ao se inscrever, o participante concorda que a ASSOCIQUIM / SINCOQUIM possa publicar suas fotos, filmes e entrevistas na Internet e em outros materiais promocionais, sem reivindicação de remuneração.

NOTICE: By registering, you agree that ASSOCIQUIM / SINCOQUIM may post your photos, movies, and interviews on the Internet and other promotional materials without claiming compensation.

Localização


Hotel Pullman São Paulo Vila Olímpia

Fale Conosco


Para mais informações, basta ligar para:

(11) 3665-3211

ou pelo e-mail: sincoquim@associquim.org.br

Patrocinadores

Apoiadores

Realização:

Rua Maranhão, 598 - 4ºandar Higienópolis - São Paulo - SP
CEP: 01240-905

Tel.: (11) 3665 -3211

sincoquim@associquim.org.br