Princípios

Os princípios diretivos devem se estender a todas as pessoas que tenham envolvimento direto ou indireto com a saúde, segurança e meio ambiente da empresa, isto é: funcionários e suas famílias, clientes, fornecedores, vizinhos, comunidade, acionistas, investidores assim como os órgãos públicos. A iniciativa requer auto-avaliação cuidadosa de todas as atividades, juntamente com instrução e treinamento de todos os envolvidos nas atividades da empresa. As empresas devem trabalhar junto com seus fornecedores, clientes e com a comunidade local, para maior compreensão e melhoria das atividades, descrevendo tudo em um conjunto de princípios, dentre os quais destacamos:


01) Reconhecer e responder às dúvidas da comunidade relativas a produtos químicos, seu manuseio e transporte.

02) Fazer com que as considerações de saúde, segurança e meio ambiente sejam prioritárias para todas as atividades, produtos, processos e instalações (existentes e futura.

03) Informar Órgãos Oficiais, Funcionários, Clientes e a Sociedade quanto às recomendações fornecidas pelos Fabricantes relacionadas aos riscos à saúde e ao meio ambiente dos produtos químicos e as medidas de proteção adequadas.

04) Trabalhar com clientes, em concordância com as recomendações dos fabricantes relativas à “pós-venda” do produto, incluindo manuseio, uso, transporte e disposição final de produtos químicos.

05) Operar as Unidades e instalações de forma a proteger a saúde e a segurança dos funcionários, da sociedade e do meio ambiente.

06) Colaborar na solução de problemas decorrentes de manuseio e disposição de produtos químicos perigosos ocorridos no passado.

07) Participar via Associação de classe, junto com Entidades Governamentais na criação de leis responsáveis, regulamentações e práticas para salva-guardar a comunidade, o local de trabalho e o meio ambiente.

08) Promover os Princípios Diretivos e Práticas do Processo Distribuição Responsável através da troca de experiências ou proporcionando assistência a outras empresas ou pessoas que produzam, manuseiam, usam, transportam ou descartam produtos químicos.

Promover troca de experiência com entidades congêneres e órgãos governamentais de modo a aprimorar e divulgar junto à comunidade as normas de segurança a serem seguidas na distribuição de produtos químicos.